Nova Trento está se preparando para os festejos dos 150 anos da grande imigração italiana e já começou a revitalizar um de seus principais marcos na cidade: a Praça Comune. As obras tiveram início semana ada e devem ser concluidas até o final de junho.

O projeto, da arquiteta e urbanista neotrentina Graziele Bakes Till Flores e do estudante de Arquitetura e seu assessor, Flávio Olivio Giacomini, ambos  da Diretoria de Planejamento da Prefeitura, envolve o Coreto Municipal Nicolau Bado, que terá seu telhado trocado, de telha romana pela portuguesa, incluindo a estrutura de sustentação, que está toda apodrecida pelo tempo.

Além da clave de sol, de ferro, fincada no cume do telhado, que ará por restauração e ganhará iluminação especial, o coreto receberá nova pintura, com reforma dos corrimãos que o cerca e o de o, além da restauração das placas com os sobrenomes dos primeiros colonizadores. Tais placas foram instaladas durante as comemorações dos 100 anos da imigração, celebrados no período de 18 a 27 de julho de 1975, com a presença de autoridades municipais, estaduais, federais e da Itália, entre eles o então governador da Província Autônoma de Trento, Mario Mallosini.

A revitalização envolverá também o ponto de táxi, com nova pintura, reforma nos banheiros anexos e colocação de pedra miracema em parte da parede, como no coreto. Do ponto de táxi partirá um varal de iluminação, ando pelo coreto até a divisa com o pátio da igreja matriz São Virgílio.

O canteiro com uma palmeira que desde 2023 ocupou o espaço de uma grande figueira, que foi derrubada por um forte vendaval, foi removido na atual revitalização para dar lugar a um pergolado, com postes personalizados e lâmpadas especiais. Sob o pergolado e no seu entorno serão instalados bancos e mesas para descanso ou entretenimento.

Outra novidade: o obelisco, inaugurado em 11 de agosto de 2007, pelo então governador Luiz Henrique da Silveira e pela prefeita Sandra Eccel Rachadel, que foi o marco comemorativo dos 75 anos da colonização italiana, vai permanecer onde está, porém valorizado com um busto do historiador neotrentino Walter Fernando Piazza, que faleceu em Florianópolis no dia 10 de fevereiro de 2016, aos 91 anos. Nascido em Nova Trento em 1925, deixou cerca de 300 títulos, entre livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras.   A revitalização do que é um dos mais nobres espaços urbanos locais envolve ainda uma nova pintura de todo o edificio-sede da Prefeitura.

Deixe um comentário Cancelar a resposta 461oz

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome