O Ministério do Turismo publicou no final do ano ado o Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado, e a posição de Nova Trento melhorou: saiu da desconfortável categoria “D”, a penúltima na escala, onde estava há anos, e ou para a “C”.
A categorização dos municípios é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que assim permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas, inclusive aplicação de verbas federais, que respeitem as suas peculiaridades.
Para a categorização são utilizados, principalmente, dados do Cadastur, com cinco variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo: quantidade de estabelecimentos de hospedagem e quantos empregos eles tem, quantidade estimada de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem, neste caso com informações da Secretaria de Receita Federal e Ministério da Economia.
Santa Catarina tem 11 municípios na categoria A. Além de Florianópolis, estão Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema e ville, que já figuravam na lista anterior. Outros seis foram reclassificados, melhorando de posição: Blumenau, Chapecó, Garopaba, Imbituba, Itajaí e Penha.
A nota máxima da classificação considera indicadores como a geração de emprego e renda no setor, arrecadação de impostos e número de visitantes nacionais e internacionais. No Brasil, apenas 145 municípios estão nesta categoria entre os 5.570 existentes.
Neste ano, em todo Brasil, 129 cidades foram elevadas à categoria A, além das 27 capitais. A atualização da categorização do mapa, segundo o Ministério do Turismo, representa 151% de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e de empregos no setor.
De acordo com o Ministério do Turismo, também houve aumento de municípios nas categorias “B” (+29,8%), “C” (+27,4%) e “D” (+24,3%). Os critérios necessários para integrar o mapa são possuir uma secretaria ou departamento de turismo; contar com uma lei orçamentária específica; ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur; manter um Conselho Municipal de Turismo ativo; e um termo de compromisso.