Um marco na história da educação em Nova Trento começa na próxima segunda-feira, 12, envolvendo 77 alunos do 1º ao 5º ano dos anos iniciais da Escola Municipal Padre José da Poian, no bairro Baixo Salto (foto). Será o primeiro dia em que serão personagens principais de um novo modelo de escola, de tempo integral, com atividades desde às 7h20 da manhã até às 16h20, quando retornarão normalmente para casa com o transporte escolar.
Esse modelo, que a Prefeitura sonhava em adotar há tempos, é um piloto que já no próximo ano pode se expandir para a escola municipal do distrito de Aguti e nos anos seguintes para as do distrito de Claraiba e do bairro Trinta Réis, afirmou o prefeito Maxiliano de Oliveira, que também anunciou tratativas para a construção de uma escola municipal no bairro Beneselo, já que a do Trina Réis já tem problemas de espaço.
A escola do Salto operará em tempo integral três dias por semana: na segunda, terça e quinta-feira. Pela manhã, das 7h20 às 11h20, os alunos têm suas aulas regulares, com lanche às 8h50. O período das 11h20 às 12h20 é para almoço e descanso monitorado por profissionais da escola.
O chamado contraturno inicia às 12h20 e se estende até 16h20. Durante este tempo os alunos serão envolvidos em atividades diversificadas, sempre com acompanhamento, incluído práticas esportivas (taekwondo e voleibol) e musicais (violão, violino, flauta e coral, dentre outras), além de recreações com jogos e valores, e recreações de valorização da cultura italiana. Para estas atividades a Prefeitura está contratando profissionais em cada área.
Nesse período uma professora ficará responsável para desenvolver atividades de reforço e acompanhamento das tarefas de casa. Esse atendimento acontecerá dentro da rotina da tarde, intercalado entre as demais atividades.
A alimentação escolar para a escola em tempo integral – lanche da manhã, almoço e lanche da tarde – é cuidadosamente planejada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, respeitando as necessidades nutricionais e a qualidade dos alimentos servidos para os alunos permanecerem na escola. Parte destes alimentos virão de uma produtiva e variada horta escolar, nos fundos da escola, em cujo cultivo de hortaliças há a participação ativa dos alunos.