Nova Trento está comemorando nesta semana duas datas históricas importantes: os 78 anos de inauguração da agora Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, originariamente chamado Grupo Escolar Lacerda Coutinho e os 130 anos de criação do distrito Aliança, atual Claraiba.

O então Grupo Escolar Lacerda Coutinho foi inaugurado no dia 27 de abril de 1947. O nome foi em homenagem ao seu patrono, que faleceu em 1947. Ela funcionava em um prédio alugado, com quatro salas de aula e cerca de 200 alunos. Em 1948 devido a necessidade de um curso de formação de professores, foi implantado o Curso Normal Regional Pio XII, que funcionava ao lado da Delegacia de Polícia Civil. Hoje no local está localizada a fábrica de móveis Marchi.

No ano de 1966, o Colégio Normal Professor Mazzola se vincula ao Ginásio Normal Pio XII. Uma década depois ou a oferecer o curso técnico de secretariado e magistério. Em meados de 1970 mudou a  denominação para Escola de Ensino Básico Lacerda Coutinho,  com alunos da 1ª a 8ª série. Em 1985 com a oferta do ensino médio (2º grau) a a se denominar Colégio Estadual Francisco Mazzola. Em 2000 a a ter a atual denominação: Escola de Educação Básica Francisco Mazzola.

Atualmente a escola conta com 17 salas de aula, uma equipe de 70 profissionais, entre professores, gestores, técnicos e funcionários, e cerca de 960 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio e dos cursos técnicos.

Claraiba – No mesmo dia 27 de abril, só que do ano de 1895, foi criado o distrito de Aliança, através de lei municipal da mesma data. Em 31 de dezembro de 1943, por determinação do presidente da República, Getúlio Vargas, houve a proibição de repetição de nomes em cidades ou vilas. Em Pernambuco havia um município chamado Aliança. A localidade neotrentina, então, ou a se chamar Claraíba, através do decreto lei 941/43, em alusão a um arbusto com este nome, em abundância no local.

A maioria da população de Claraíba é descendente de alemães, como no início da colonização, e é ali que está localizada a única Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Nova Trento, construída em 1957. Claraíba também detém o maior parque fabril moveleiro de Nova Trento, além de grandes empresas do ramo têxtil e da vitivinicultura.

Claraíba é cortada pela rodovia SC 108, que liga Brusque a São João Batista, inaugurada em dezembro de 1990, e pelo entroncamento do o Estadual Norte, que conecta o distrito com Nova Trento, inaugurado em 1994. A lamentar que seja palco trágico de inúmeros acidentes de trânsito fatais.

 

 

Deixe um comentário Cancelar a resposta 461oz

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome