Iniciou terça-feira, 9, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para crianças e adolescentes. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal dos jovens que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.
Desde terça-feira a Sala de Vacinação Guilhermina Borinelli, no Centro de Nova Trento, permanece aberta para aplicação de diversos imunizantes disponíveis no calendário nacional, até o dia 9 de setembro.
Neste sábado, 13, ocorre o primeiro Dia D da campanha, com a Operação Reduz Fila, e o atendimento será das 8 às 17 horas. É necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e um documento de identidade com foto.
A vacinação contra a poliomielite será para crianças menores de cinco anos. A multivacinação é indicada para as crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
No caso das crianças, estarão disponíveis os seguintes imunizantes: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente; VIP (vacina inativada poliomielite); VRH (vacina rotavírus humano); meningocócica C (conjugada); VOP (vacina oral poliomielite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela); DTP (tríplice bacteriana); varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Para os adolescentes estão disponíveis: HPV; dT (dupla adulto); febre amarela; tríplice viral; hepatite B, e meningocócica ACWY (conjugada).
Segundo o informe técnico, as vacinas de covid-19 podem ser istradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes a partir dos três anos de idade. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).