Teve início segunda-feira, 28, com a entrega de material em sala de aula, para alunos do 4º ano das escolas municipais do Salto e Aguti (foto) o Projeto Sanitarista Junior, da Companha Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), desenvolvido em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo do inovador projeto, explica o médico veterinário e coordenador da Cidasc em Nova Trento, Fábio José Goulart Dainez, é levar aos estudantes do 4º ano (que tem cerca de 10 anos de idade) noções e conhecimentos sobre defesa sanitária agropecuária, visando a adoção de boas práticas, como o uso correto de agrotóxicos, sobre zoonoses (doenças de animais que podem ser transmitidas a humanos, identificação de doenças nos amis e cuidados com o meio ambiente.
Agora, com o material de apoio entregue, os próprios professores é quem irão ministrando o conteúdo aos seus alunos ao longo deste ano letivo, com acompanhamento da Cidasc e com a possibilidade de levar palestrantes para as duas escolas. No final do projeto todos os alunos irão receber um certificado de sanitarista júnior.