O livro com o título “Madre Paulina”, lançado em 1962, em edição única, impressa em São Paulo, deverá enriquecer mais a biografia da primeira santa brasileira. Ele foi escrito pelo padre José Laureano da Costa Aguiar e é tido como um achado histórico, já que não se sabe da existência de outros exemplares intactos.
O resgate da obra se deu por acaso. Após a morte, em 3 de agosto ado, aos 74 anos, em Antônio Carlos, município vizinho de Florianópolis, do conhecido padre José Artulino Besen, seus familiares quiserem se desfazer de alguns objetos e livros que ele guardava em pequena biblioteca particular na casa onde morava, que era de seus pais, construída em 1929. Queriam que fosse dada uma destinação adequada, devido a seu valor histórico.
Como sabiam das ligações de Besen com o pároco de Nova Trento, padre Flávio Feller, fizeram um convite para este fizesse uma visita ao local. E foi lá, extremamente surpreso, que encontrou aquele raríssimo livro do padre jesuíta José Laureano da Costa Aguiar, lançado há 62 anos pela Casa Generalícia, de São Paulo, com 250 páginas.
Flávio soube recentemente de sua existência porque uma moradora de Nova Trento há tempos levou um exemplar para ele, mas faltavam muitas páginas. Desde então estava à sua procura, sem sucesso.
Além de um texto denso, em letras diminutas, a obra tem fotos raríssimas, como das choupanas em que se abrigaram os primeiros imigrantes, de Vigolo na década de 1940, de religiosos que se notabilizam em Nova Trento, como os padres Ganarim, Gattone, Servanzi (foto), João Cybeo (que viveu aqui por mais de 50 anos), Sabbatini (que fundou a banda que tem seu nome), e o pai de Santa Paulina.
Além de tudo o que já sabe sobre Santa Paulina, o padre Flavio Feller, que também é escritor, está iniciando a leitura do livro na esperança de, com tal fonte de informação, se possa acrescentar mais dados à biografia de Santa Paulina, já que há alguns vácuos, dentre elas a data da primeira comunhão da primeira santa brasileira. O precioso livro agora faz parte da biblioteca da Casa Paroquial de Nova Trento.